Relat Rio De Transforma Es II Volume Molar
ANTONIO DE CAMARGO NETO
02/04/2014
INTRODUÇÃO
É chamado de Volume Molar ao volume ocupado por 1 mol de cada substância. Para sólidos e líquidos o volume molar depende, entre outras coisas, da natureza, da substância, mas para gases ele só dependerá das condições de temperatura e pressão, qualquer que seja a natureza do gás.
Nas condições normais de pressão e temperatura (p = 1 atm ou 760 mmHg e T= 0oC) o volume molar apresenta um valor constante igual a 22,4 litros que é, portanto, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás nas referidas condições.
É importante deixar claro que o valor de 22,4 litros é o volume calculado para gases ideais. Os gases reais apresentam valores próximos de 22,4 litros.
OBJETIVOS
Recolher e medir o gás hidrogênio (H2) liberado na reação entre o metal magnésio Mg e o ácido clorídrico HCl.
MATERIAIS
Bureta de 25 ml
Proveta de 100 ml
Cuba
Funil
Tubo de látex
Funil de vidro
Suporte universal com garras
Gase
Fita crepe
REAGENTES HCl
Água
Amostra de Mg ( Magnésio)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 – Pesar, exatamente, entre 40 a 80mg do metal magnésio previamente lixado;
2 – Coloque a amostra no fundo de uma cuba (use fita adesiva) e cubra com um funil (sem haste);
3 – Encher a cuba com água até ¾ de sua capacidade e emborcar uma proveta de 100mL totalmente cheia de água. Não deixe bolhas de ar no sistema;
4 – Fixar a proveta verticalmente como indicado na figura abaixo;
5 – Adicionar, lentamente, na cuba, com auxílio de um conta-gotas bvem próximo à borda do funil, para que o ácido entre rapidamente em contato com o metal. Tome cuidado para não introduzir eventuais bolhas de ar no sistema.
6 – Esperar até que todo o metal tenha reagido.
7 – A partir da massa do metal utilizado e do volume de gás hidrogênio na proveta, calcular a massa de magnésio necessária para deslocar 22,4L