Relat Rio De Organica Biodiesel
Tendo em vista que a maior parte da energia consumida no mundo provém de fontes não renováveis, pesquisadores em todo o mundo buscam encontrar fontes alternativas de energia. Uma alternativa possível ao combustível fóssil é o uso de óleos de origem vegetal, os quais podem ser denominados de “biodiesel” (Geris). Os óleos vegetais ou animais, por si só não podem ser usados como combustíveis, pois possuem características físicas diferentes das do diesel comum (Ferrari). Porém, existem métodos que tornam esse óleo viável para o consumo em motores. Um deles, que será abordado neste relatório, é a transesterificação alcalina.
Este método consiste em transformar os trialciglicerídios presentes nesses óleos em ésteres de ácidos graxos, com moléculas menores. Isso torna esse tipo de combustível mais vantajoso que aqueles derivados de petróleo, pois o combustível obtido é livre de enxofre e de compostos aromáticos, é biodegradável e ainda provém de fontes renováveis (Costa). Outra vantagem desse processo é a obtenção da glicerina ou glicerol, um produto com inúmeras utilidades na indústria.
Figura 1: Formula molecular de um Trialciglicerídeo e do Glicerol
A reação de transterificação ocorre entre um álcool de cadeia pequena (com até quatro átomos de carbono) e o trialciglicerídio, podendo ser catalisada por ácidos, álcalis ou enzimas. A catálise alcalina, utilizada no experimento, consiste na reação dos trialciglicerídeos com os íons OH- em meio aquecido, resultando na formação do glicerol e de sais de ácidos graxos. Estes últimos reagem com o álcool formando os ésteres de ácidos graxos (o biodiesel propriamente dito), que são separados da glicerina por meio da decantação.
Objetivos
Obtenção do biodiesel utilizando óleo vegetal como matéria-prima.
Materiais e Métodos
Reagentes:
Óleo vegetal, metanol e hidróxido de sódio em escamas.
Aparelhagem e Vidrarias:
Balança de precisão, agitador mecânico, placa de aquecimento, béqueres, proveta, vidro