Surdez Profissional
Campus João Uchoa
Curso: Técnico em Logística
Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho
Professora: Mônica Mendonça
Aluna: Renata da Silva Gabriel Fernandes – Matrícula: 201405209526
SAÚDE E SEGUARANÇA DO TRABALHO
“SURDEZ PROFISSIONAL”
Surdez Profissional
Perda da audição, por lesão do ouvido interno, provocada pela exposição ao ruído ou à vibração existentes nos ambientes de trabalho.
Nomes alternativos
Surdez Ocupacional, Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR)
Incidência
A surdez induzida pelo ruído é, atualmente, uma das doenças profissionais mais frequentes no Brasil, respondendo por cerca de metade dos casos de doenças profissionais registradas no país. Embora o ruído ocorra nas mais variadas atividades produtivas, a maior exposição ocupacional ocorre nos setores metalúrgico, mecânico, gráfico, têxtil, químico-petroquímico, alimentos, bebidas e de transportes.
Notificação da Surdez profissional
Considera-se doença profissional, com obrigatoriedade de notificação à Previdência Social através da emissão da Comunicação de Acidentes de Trabalho - CAT, toda alteração do limiar auditivo que supere o valor de 25 decibéis, desde que apresente história ocupacional e traçado audiométrico compatível: exposição a ruído e alterações no audiograma que se iniciam e são mais acentuadas nas frequências altas (6000, 4000 e 3000).
Sintomas principais
Diminuição gradual da audição, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído;
A instalação da surdez profissional é influenciada, principalmente, pelos seguintes fatores: tempo de exposição, susceptibilidade individual e características físicas do ruído (tipo, espectro e nível de pressão sonora);
A perda da audição é sempre decorrente de lesão do nervo auditivo, em razão do dano causado às