Relat Rio De Coliformes
Em 180 mL de água peptonada de concentração 0,1%, foram acrescentados 20 mL de amostra (água do Rio Utinga). Prepararam-se nove tubos de ensaios contendo, cada um, 10 mL de meio de cultura e um tubo Durham. Em três desses tubos se acrescentaram 10 mL de amostra; em outros três, 1 mL e nos outros três tubos foram acrescentados 0.1 mL da amostra.
Homogeneizou-se suavemente cada tubo sem inverter o meio e com atenção à criação de bolhas dentro do tubo Durham, pois não pode haver bolhas antes da incubação. Incubaram-se os nove inóculos durante 48 horas a 35 1.
Após o período anteriormente indicado, verificou-se a presença de bolhas em cada tubo. Os tubos nos quais se apresentou bolhas, o inóculo foi replicado em caldo EC.
Experimento 28/04 Transferimos os positivos pro caldo EC. Anotações não estão comigo ;(.
Experimento 31/04 Plaqueamos as amostras nos meios coloridos (verde Brilhante, Hi Chrome, Mac Conkey, Glicose).
Experimento 7/05 – Resultados Meio Mac Conkey não alterou a cor, portanto não houve alteração de pH. As culturas rosa referem-se às bactérias filamentosas. Meio Verde Brilhante, especificamente para teste de Salmonela cujas culturas são opacas ou esbranquiçadas com leve tom rosado. Não apresentou Salmonela. Alterou a cor, porque houve alteração do pH. Cresceram outras enterobactérias. No meio Hi Chrome houve crescimento de outras enterobactérias, que não são E. Coli, porque as colônias de Coliformes são roxas e não havia nenhuma colônia com essa característica. No meio Glicose cresceram enterobactérias, mas não se sabe se são E. Coli porque pode não ter tido tempo suficiente para o crescimento das bactérias, para que, por sua vez, houvesse alteração de cor significativa das colônias.
OBS: Esses teste são rápidos, pois apenas indicam a presença ou ausência de enterobactérias (incluindo E. Coli). Nas nossas amostras, podíamos ter bactérias