relat rio coliformes fecais
A água só é considerada potável quando ela se encontra dentro dos limites estabelecidos pela vigilância sanitária. Ela deve estar isenta de microrganismos ou de substâncias químicas, pois assim ela não ira prejudicar a saúde humana (RATTI, et. al., 2011).
Os coliformes fecais vivem no intestino dos mamíferos sem lhes causar prejuízos. Eles são adquiridos quando penetram pela pele ou quando são ingeridos juntamente com a água ou alimentos contaminados e são constantemente liberados em grande quantidade, junto com as fezes (UNESP, 2015).
O grupo coliforme é formado por um número de bactérias que inclui os generos Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria (USP, 2015). Os coliformes são divididos em coliformes totais e coliformes fecais. O grupo dos coliformes totais inclui todas as bactérias na forma de bastonetes gram-negativos, não esporogênicos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, capazes de fermentar a lactose com produção de gás. Esta definição é a mesma para o grupo de coliformes fecais, porém, restringindo-se aos membros capazes de fermentar a lactose com produção de gás. O índice de coliformes totais avalia as condições higiênicas e o de coliformes fecais é empregado como indicador de contaminação fecal e avalia as condições higiênico-sanitárias deficientes, visto presumir-se que a população deste grupo é constituida de uma alta proporção de E. coli (CARDOSO, et.al. 2001).
MATERIAIS
Frasco estéril de 100ml
Pipeta paster
Caneta de retroprojetor tubos REAGENTES
Covax
Resultados
Após a incubação em estufa durante 24 horas, houve a mudança de coloração de amarelo para uma cor verde- azulada, o que é um indicativo para positividade de coliformes totais na amostra analisada. A amostra voltou a ser incubada por mais 24 horas para confirmação do resultado. Após esse período, as amostras foram analisadas em luz UV e apresentaram uma coloração fluorescente, o que é um indicativo para coliformes totais na amostra. Ao adicionarmos o