RELAT RIO DE AULA PR TICA 20
TÉCNICA DE OBTENÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DE SORO E PLASMA
Para obtenção de uma amostra de sangue para realização de exames e necessário seguir um rigoroso procedimento. Os materiais que vai ser utilizados devem ser descartáveis como; seringas, agulhas, tubos, luvas.
Os tubos deverão ser previamente identificados, o paciente informado do procedimento. Primeiro fazer a assepsia do local da punção com álcool 70%, garrotear o braço do paciente para evidenciar a veia e fazer a coleta do sangue.
Esse procedimento foi realizado em sala; Foi coletado 10 ml de sangue em uma aluna, e depois distribuído em dois tubos 5 ml para cada, um contendo anticoagulante e o outro não continha ou seja tubo seco . O tubo contendo anticoagulante foi agitado por inversão 5 a 8 vezes, o tubo seco ficou em repouso sem nenhuma agitação ate a formação da fibrina. Esses tubos foram centrifugados durante 5 minutos por 1.500 rpm.
A centrifugação foi utilizada para separar a parte liquida plasma que contém os fatores da coagulação e o soro que e a porção amarelada que e parte onde teve a remoção do coagulo.
No soro podem ser realizados diversos tipos de exame como; provas bioquímicas, sorologias, dosagens hormonais.
Alguns exemplos de exames podemos citar: dosagens triglicérides, ácido FSH, LH, úrico, colesterol ,sorologia para rubéola, citomegalovírus e muitos outros.
No plasma realiza-se provas de coagulação, dosagens de glicemia , carga viral – HIV (plasma com EDTA), Imunofenotipagem do linfócito T CD4 e CD8 e outros.
Podemos perceber que através de uma amostra de sangue nos permite a analise da saúde.