Relat Rio Da Reportagem Carne E Osso 1
ERGONOMIA E ACESSIBILIDADE
ANHANGUERA EDUCACIONAL
ARQUITETURA E URBANISMO 1º PERIODO – TURMA B
RELATORIO DA REPORTAGEM “CARNE E OSSO”
ALUNA: Bárbara Azevedo
RA: 2497834000
DISCIPLINA: Ergonomia e Acessibilidade
TEMA: Relatório sobre a Reportagem “Carne e Osso”
PROFESSOR: Bruno Ribeiro
Ergonomia
O Globo News relatou um assunto muito importante sobre as condições de trabalho nos principais frigoríficos do Brasil. Essa reportagem foi publicada em 2011 e produzido por Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros o nome do documentário é “Carne Osso – O Trabalho em Frigoríficos”, e traz materiais sobre acidentes, doenças e outros problemas enfrentados nestas empresas. São informações de 24 plantas frigoríficas de várias cidades brasileiras, muitas condenadas na Justiça, interditadas, multadas ou processadas por graves problemas na organização do trabalho.
Quem trabalha em um frigorifico se depara diariamente com uma série de riscos que a maioria das pessoas sequer imagina, devido ao manuseio de instrumentos cortantes, a pressão por altíssima produtividade, jornadas exaustivas em ambientes frios e perigosos. Esse tipo de trabalho exige muito dos funcionários, com trabalho braçal e movimentos repetitivos. Por exemplo: trabalhadores das indústrias de aves desossam, no mínimo, quatro coxas de frangos por minuto. Há funcionários que realizam até 120 movimentos diferentes em apenas 60 segundos, enquanto estudos ergonômicos apontam que o limite de ações por minuto deve ficar na faixa de 25 a 35 movimentos por minuto para evitar o aparecimento de doenças.
Alguns frigoríficos prolongam a jornada de trabalho de forma irregular, com expedientes que passa de 15 horas por dia. A rotina exaustiva, mais o uso de objetos cortantes como facas e serras, aumentam o risco de acidentes e, além disso, os funcionários acidentados ou que desenvolvem doenças ocupacionais recebem baixíssimas indenizações, e são “descartados”