RELAT RIO CIENTIFICO FUNDAMENTOS
UNIPLI-SÃO GONÇALO-RJ
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO CIENTÍFCO: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II.
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológico do Serviço Social II, do curso de Serviço Social, da Anhanguera Educacional ministrado pela professora Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes.
SÃO GONÇALO-RJ
29/04/2014
I – INTRODUÇÃO
Este trabalho visa, despretensiosamente, explanar a concepção de alguns autores, no que tange o período de Reconceituação do Serviço Social. Para tanto o grupo sentiu a necessidade de apresentar pontos importantes da história desta profissão no Brasil, antes, durante e após este movimento, na busca de produzir um conteúdo baseado no posicionamento dos autores estudados, sem deixar de registrar nossa aprendizagem e compreensão acerca do assunto.
II – ESTUDO DE CASO
Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros – nacionais e regionais – para por em pauta assuntos de grande interesse para a categoria. Em 1961, no Rio de Janeiro ocorreu o II Congresso Brasileiro, onde o tema central foi “Desenvolvimento nacional para o bem-estar social”. No ano seguinte A conferência internacional ocorrida em 1962, ocorrida em Petrópolis enfocou o tema “Desenvolvimento de comunidades urbanas e rurais”. Estes fatos foram apresentados para mostrar o posicionamento da categoria mediante a iniciativa internacional que neste período apoiava as estratégias desenvolvimentistas do país.
É importante salientar que o Serviço Social baseou-se na teoria das Ciências Sociais, bem como em outras disciplinas a exemplo a sociologia, medicina e direito.
Em meados da década de 70, um grupo de assistentes sociais começa a pensar sua prática a partir da vertente instrumental técnico, na busca de alcançar a eficácia de sua ação. Este período é denominado de Processo de Renovação do