Senso comum x ciencia
1
Aline Cândida Dantas de Medeiros 2 Norma Danielle Silva Barreto 3
Resumo:
Para que chegássemos ao nível de conhecimento, o qual estamos presenciando na atualidade, um longo processo de investigação e compreensão do mundo que nos cerca fez-se necessário. Dependendo do contexto, a comunicação foi fundamental para a construção do conhecimento. O fato é que a relação entre o saber dedutivo e o conhecimento elaborado, apesar de pertencerem a correntes completamente diferentes, sempre se interligaram e e certa forma se completam. Este trabalho se propôs a investigar a relação entre essas formas de conhecimento, bem como se processou o desenvolvimento da ciência até os dias de hoje. Objetivou-se também, construir com o leitor um breve entendimento através da história, de como a ciência alcançou o nível atual.
Palavras – chave: Conhecimento, Ciência, Senso Comum, Pesquisa Científica. Introdução A necessidade de compreender melhor as relações entre o homem e o meio, bem como melhorar a sua qualidade de vida são razões determinantes tanto do censo comum como da ciência, como se surgissem de um mesmo tronco. De certa forma, essas duas formas de saber apresentam uma relação bastante estreita, afinal, o conhecimento científico, nada mais é do que o senso comum testado e re testado. Se, hoje, estamos vivendo uma nova evolução científica que trouxe uma série de transformações em todos os setores da sociedade, durante centenas de anos, o homem viveu sem a mínima noção desse nível de conhecimento. Através da história, tivemos a influência
1
Engenheiro agrônomo, extensionista rural II da EMATER/RN – Estudante de especialização em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável – MDA/ UFERSA/EMATER-RN. 2 Estudante do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. 3 Engenheira Agrônoma, Mestranda em Fitotecnia pela UFERSA.