Senso Comum x Ciência
Disciplina: Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração
Atividade 1
SENSO COMUM E CIÊNCIA: VISÕES DE MUNDO
Acredito que cada modo de conhecimento tenha uma utilidade dentro do contexto no qual se insere. O conhecimento do senso comum é produzido no meio social através da vivência histórica, caracterizando-se pela ausência de método, e é um conhecimento direcionado para a prática e que adquire valor de verdade no interior do meio social em que se encontra. Está intrinsecamente ligado ao sistema de crenças do meio social e cultural do sujeito. O senso comum é um conhecimento intuitivo e seu critério de verdade não é universal, ou seja, varia de acordo com a crença e com a cultura de cada pessoa, sendo relevante quando utilizado como objeto de crítica e questionamento. Vale ressaltar ainda que o conhecimento do senso comum liga-se à seu tempo histórico, diz das crenças e dos valores sociais referentes a este tempo histórico.
Em relação ao senso comum há uma satisfação produzida pelo mesmo nas pessoas, gerando a compreensão e a estagnação do fato, ou seja, como ele ocorre e seus respectivos efeitos.
O conhecimento científico se insere em um contexto de pesquisas científicas (as quais preconizam método e argumentos capazes de validar as hipóteses formuladas), em contextos acadêmicos, enquanto o conhecimento social encontra-se inserido no meio sócio – cultural. Este conhecimento científico se manifesta pela investigação e questionamento das pessoas, sendo o método que a ciência estabelece para se ter o saber válido, tendo como objetivo contrapor as características desse conhecimento com as do senso comum. Remetendo-nos aos tempos atuais a respeito do conhecimento científico Custódio (2009, p. 16) declara:
“Ciência, em sua concepção moderna, passou a ser sinônimo de instrumentalização”. Ele alega isso citando as formas de como esse tipo de manifestação se demonstra. E o autor