Senso Comum x Ciência
O Senso comum é uma herança cultural, passada de geração em geração, com o intuito de facilitar o dia a dia das pessoas. São os hábitos e costumes de uma sociedade, comunidade ou cultura que se perpetuam através dos tempos, com base em experiências vividas ou ouvidas no decorrer das nossas vidas. Essas experiências vão fazendo parte do nosso cotidiano, principalmente por que vão dando certo e, as pessoas acabam de maneira espontânea, e quase sem querer, utilizando o senso comum em quase tudo que fazem.
O Senso comum diverge da ciência, pois, no senso comum não se busca explicações lógicas e exatas, não se buscam comprovações ciêntificas para explicar os fatos e acontecimentos, apenas se acredita.
Antigamente sabíamos que os navios se orientavam pelo céu, atráves dos astros, e que apesar de muitos acabarem por se perder, por várias vezes essas experiências davam certo, e as grandes descobertas de países e continentes, foram assim realizadas, com os desbravadores se aventurando mar adentro e sempre com a certeza que o caminho estava nas estrelas e nos planetas. Até o final da idade média acreditava-se que a terra era um disco plano que pairava no espaço, e que a sua volta estavam o sol, a lua e as estrelas. Com a evolução dos conhecimentos geográficos a navegação passaria a se basear nas coordenadas geográficas, latitude, longitude, e com a criação dos isntrumentos a nevegação passou a se tornar mais precisa e segura. Os estudos ciêntíficos ajudaram a elucidaram o que antigamente não se tinha explicação, nem noção de como, nem porque davam certo.
Utilizado para atividade, Faculdade AIEC. Elke Farias de Sousa.