Relat Rio 9 Campo Magn Tico De Um E Dois Fios Paralelos E Longos
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Unidade Acadêmica de Física
Disciplina: Física Experimental II
Aluno: Caique Figueredo Castro Matrícula:112210799
Professor: Laerson Turma: 03
Campo magnético de um e dois fios paralelos e longos
Campina Grande – PB
1-Introdução
O físico OERSTED descobriu que as correntes elétricas produzem campos magnéticos. Segundo as modernas teorias do magnetismo, também os campos magnéticos dos imãs permanentes são devidos aos efeitos de um grande número de minúsculas correntes elétricas correspondentes ao movimento no interior dos átomos de partículas eletricamente carregadas. .Nos corpos não magnetizados estas correntes estão orientadas em todos os sentidos; no caso contrário, a orientação de um grande número de correntes elementares em paralelo corresponde ao estado magnetizado.
Em resumo: Todos os campos magnéticos são originados por correntes elétricas. As linhas de força de campo magnético produzido por uma corrente elétrica que passa num condutor retilíneo são circulares e existem em planos perpendiculares ao condutor (figura 1). A representação feita num plano é válida para todos os planos. (em número infinito) perpendiculares ao condutor.
Figura 1
O polo norte de uma pequena bússola, situada num ponto máximo do condutor, indica o sentido do vetor indução magnética. (Isto pode ser mostrado também pela regra da mão direita). Sendo tangente às linhas de força (ou linhas de campo), o veto r, num certo ponto é perpendicular ao raio que une o ponto ao centro do condutor Figura 1. A indução magnética tem o mesmo valor em todos os pontos de uma linha de campo, isto é, B é constante ao longo de uma linha de campo.
Ampère observou experimentalmente que dois fios longos e paralelos, separados por uma distância d, e percorridos,