Historia Maias
1 – O primeiro sistema de escrita das Américas:
Os maias desenvolveram o primeiro sistema de escrita da era pré-colombiana nas Américas. Seu avançado sistema nasceu no século 3 a.C e foi usado e aprimorado até pouco depois da chegada dos espanhóis, no século 16.
A escrita maia usava logogramas e um conjunto de glifos silábicos, de forma semelhante à atual escrita japonesa. Infelizmente, o conhecimento do sistema de escrita era limitado à classe governante da civilização, e acabou desaparecendo junto com ela.
2 – O esporte sangrento:
O Pitz, também conhecido como “jogo de pelota”, era um jogo de bola que surgiu cerca de 3.000 anos antes de Cristo e se tornou muito popular entre os maias.
Ao longo do tempo, o jogo mudou de regras e ganhou variações. Em uma das variações mais conhecidas, o jogo utilizava uma bola e aros, colocados um em cada lado do campo. A bola era atirada no campo com a mão, mas a partir daí os jogadores só podiam usar as coxas, ancas e braços, sem agarrar a bola com as mãos ou usar os pés. O objetivo era acertar a bola no arco adversário.
Mas o Pitz não era apenas um jogo amistoso de passatempo. Ele na verdade fazia parte de um ritual elaborado. Muitas vezes, o jogo tinha o objetivo de recriar o sucesso de uma conquista militar. Prisioneiros de guerra de alta patente eram derrotados e sacrificados depois do jogo. Especula-se inclusive que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas.
3 – Inventores do zero:
Muitos pesquisadores consideram os maias os primeiros a inventarem o conceito do número zero. Pode parecer estranho hoje em dia, mas o número zero só foi introduzido na Europa por Leonardo Fibonacci, no século 12.
Na cultura maia, já havia o uso de um símbolo para representar o zero, a ausência de unidades. Os maias, aliás, criaram um eficaz sistema de numeração de base 20, simbolizado por pontos e barras. Os número até 4 eram representados por pontos e o 5 por uma linha. O número 6, assim, era