Maias: historia e atualidade
A VIDA DOS MAIAS
Modo de Vida. As cidades maias eram o centro de festas religiosas, mercados e tribunais. Ninguém morava lá. Somente os sacerdotes passavam curtos períodos na cidade, durante as cerimônias religiosas. O povo vivia em cabanas afastadas ou em pequenos povoados espalhados.
Moradia. As cabanas eram retangulares ou ovais, com paredes de estacas. O telhado era feito com folhas de palmeira ou capim.
Alimentação. Milho, feijão, abóbora e pimenta eram a base da cozinha maia. Seus pratos favoritos eram cozidos e panquecas de milho. Raramente comia-se carne, pois os animais domésticos se resumiam a perus e cachorros.
Vestuário. Tangas compridas que pendiam na frente e atrás, e mantas, na estação fria, eram as roupas masculinas. As mulheres vestiam saias apertadas ou longas túnicas de algodão. Algumas roupas eram de casca de árvore batida.
Religião. Os maias veneravam os deuses da chuva e do solo, um deus Sol, um deus do milho e os soberanos das profundezas e da morte. Vários deuses tinham mais de uma forma. A deusa Lua protegia as atividades femininas. Segundo as crenças maias, ela era tida como a mulher do Sol e, dessa união, haviam nascido os outros deuses e todos os homens. Os maias praticavam o sacrifício humano.
Ciência e Conhecimento ficavam a cargo dos sacerdotes, interessados acima de tudo nos problemas do tempo. Eles faziam tabelas cronológicas precisas, nas quais previam os eclipses do Sol e determinavam, por exemplo,