Relat rio 6
CURSO: ENGENHARIA
DISCIPLINA: LAB. DE FÍSICA EXP. I
TURMA: 3199
MICRÔMETRO
LUCIANO APARECIDO DE ASSIS - MATRÍCULA: 201301919721
ADRIANA GOMES DA SILVA - MATRÍCULA: 201407279671
ELIANDRO KÜHL - MATRÍCULA: 201303085755 Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2014.
1 - Introdução
Micrômetro
O primeiro micrômetro foi inventado por William Gascoigne no século 17 como uma versão melhorada do vernier (escala usada no paquímetro), foi usado em telescópios para medir distancia angular entre estrelas e espaço relativo entre corpos celestes. Henry Maudslay construiu “um micrômetro de mesa” no inicio do século 90 e em 1844 detalhes sobre o seu trabalho foram publicados. Porém o micrômetro manipulado manualmente foi desenvolvido pelo francês Jean-Laurent Palmer em 1848, por isso, o instrumento é regularmente chamado de Palmer em francês e tornillo de Palmer (parafuso de Palmer) em espanhol.1 Atualmente o micrômetro realiza medições exatas e rigorosas de diversos componentes, abrangendo campos como engenharia mecânica onde é usado para medir maquinários, também é utilizado em telescópios e microscópios para medir o aparente diâmetro de corpos celestes e objetos microscópicos.1 O total domínio dos aspectos práticos e teóricos do manuseio do micrômetro é essencial para a disciplina de física experimental, devido a sua precisão e versatilidade nas medições.
1.1 - Objetivos Demonstrar o uso correto do instrumento. Realizar cálculos para determinar as medidas lineares dos objetos. Relacionar médias e causas de erros nas medições.
2 - Revisão Bibliográfica O micrômetro é uma ferramenta usada para medir e verificar a espessura em objetos com pequenas dimensões, também podendo ser usado para medir altura largura e profundidade. É composto por um parafuso micrométrico, medindo os objetos com uma precisão micrométrica que é a milésima parte do metro, sendo mais preciso nas medições do que o