Relat Rio N 6
Material utilizado
Desenvolvimento
Conclusão
Questões apresentadas no roteiro do experimento
Referências
Gráfico
Introdução: É propício ao estudo de Óptica Geométrica analisar propagações luminosas em termos de raios de luz. Os raios são representados por linhas retas na direção em que a luz se propaga.
A luz por sua vez é uma onda eletromagnética e interagi com a matéria por meio de seus campos eletro magnéticos. Nesta situação pode ocorrer alteração ma velocidade, na direção de propagação, na intensidade e na polarização da luz. Nesta óptica, a refração e a reflexão são descritos usandose o conceito de raios de luz (linhas perpendiculates que ficam na frente de onda que indicam as dimensões dos objetos que com a luz interagem). O fato de um espelho côncavo propocrionar convergência e o encontro de raios de luz refletidos permite a formação de imagens reais, que podem ser projetadas em um anteparo.
Material Utilizado Semianteparo
Um trilho ótico
Espelho esférico côncavo
Semi anteparo
Fonte de Luz
Fita métrica
Desenvolvimento Em uma sala escura, Ligase a fonte de luz, posicionase a mesma sobre o trilho ótico.
Inicialmente, colocase o espelho côncavo a uma distância x da fonte, distância essa que poderá ser escolhida livremente. Com cuidado, variase a posição do semianteparo, sobre o trilho ótico, até que a imagem do objeto fique nítida, assim determinando o ponto, i . Repita o processo várias vezes, até preencher toda a tabela com a distância, o , do objeto ao espelho e a distância, i , onde a imagem é formada.
Conclusão: Através do experimento, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre