Relat Rio 4
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SATURAÇÃO DA ÁGUA
Experimento 4
Disciplina: Laboratório de Ciências Térmicas e Fenômenos de Transporte
Acadêmicos: Alexandre Dall “Agnol
1. Objetivos do experimento
Determinar experimentalmente a curva de saturação da água.
Comparar os valores experimentais com os valores obtidos pelas equações de estado (apresentados em tabelas termodinâmicas).
2. Introdução Esse experimento visa verificar a curva de saturação da agua, ou seja: a temperatura em que o liquido se apresenta sob a forma de vapor em dada pressão que se encontra num determinado meio.
O ponto de saturação pode ser interpretado como uma linha limite em que o liquido começa a mudar de fase liquida para vapor, essa linha dentro do domo de vapor de um gráfico de temperatura em função do volume, se apresenta de forma reta e a com pressão e temperatura constante, variando o volume específico e título do fluído porem o processo em que será realizado o experimento será dentro de um volume constante, ou seja: isovolumétrico. O processo isovolumétrico ocorre dentro de um recipiente hermético, sem nenhuma ou mínima variação dimensional de forma que seja observada a variação entre as propriedades dependentes entre si, a pressão do vapor junto com a temperatura que se encontra o recipiente.
3. Instrumentos Utilizados
Para a realização do experimento é utilizado um recipiente rígido fechado, (Figura 1), completamente preenchido com água destilada. A água é aquecida, no interior do recipiente, através de resistências elétricas. A pressão manométrica da água pode ser lida em um manovacuômetro e a temperatura, obtida através de um termopar, pode ser lida em um mostrador digital.
Figura 1 – Sistema experimental.
Medidor de temperatura: PT-100 tipo C ligado a um controlador e medidor de temperatura NOVUS com escala de