educa o inclusiva
DIREITO À DIVERSIDADE
Ana Carolina Marques de GOES1
RESUMO: A educação inclusiva, especificamente relativa às pessoas com deficiência, é um assunto muito discutido. Busca-se constantemente atingir a qualidade para todos os envolvidos: alunos com deficiência e seus familiares, professores e equipe escolar, e a comunidade de modo geral. Portanto, uma mudança na prática, se faz necessária. Incluir alunos com deficiência na rede regular de ensino, é bem mais que inseri-los em sala de aula, é dar a eles oportunidades de desenvolvimento, de acordo com as suas necessidades e individualidade, e este é um grande desafio.
Palavras-chave: Inclusão. Educação. Pessoa com Deficiência. Necessidades especiais. Desafio.
1 INTRODUÇÃO
Falar de educação inclusiva é muito delicado, é simples no papel, o problema é na prática. São poucas as pessoas com necessidades especiais no ensino regular da rede pública. E não é apenas estarem presente na escola, é a aprendizagem desses alunos que também não está presente, por falta de estrutura das escolas e da rede de ensino, mal preparo dos professores, e vários problemas que afetam a educação como um todo.
Quando se trata de Educação Inclusiva de pessoas com deficiência, muitos são os conceitos e pré-conceitos formados na concepção das pessoas.
Pouca é a flexibilidade para que se discuta e busque novos caminhos para atingir a inclusão com qualidade.
Segundo Mantoan (2000, p. 56), a inclusão não é simplesmente inserir uma pessoa na sua comunidade e nos ambientes destinados a sua educação, saúde, lazer, trabalho. Incluir implica acolher a todos os membros de um dado grupo,
1
Ana Carolina Marques de GOES Discente do 1º ano do curso de Direito das Faculdades Integradas
“Antonio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. Discente do Programa de Iniciação Científica.
E-mail marques.de.goes@hotmail.com . Orientador do trabalho: Claudio José Palma SANCHEZ¹
independente de suas peculiaridades; é