Relat rio 2
2015
Sumário
1. Resumo 3
2. Introdução 4
3. Revisão bibliográfica 5
4. Objetivos 6
5. Metodologia 7 5.1 Materiais 7 5.2 Procedimento 7
6. Resultado 8
7. Discussões 9
8. Conclusão 10
9. Referencia Bibliográfica 11
10. Anexos 12
1.Resumo
Nessa pratica será realizada a separação física de pigmentos de tintas de hidrocor pelo método de cromatografia em papel e em giz. Essa técnica simples de separação consiste em marcar tiras de papel filtro com as cores de hidrocor desejadas e deixá-los dentro de um béquer fechado contendo um solvente que a medida que é adsorvido não superfície do papel , arrasta consigo os pigmentos presentes nas tintas. Dessa forma, os diferentes compostos presentes nas tintas são separados.
2. Introdução
Um dos problemas enfrentados pelos químicos ou bioquímicos é a separação e a purificação de um ou mais compostos de uma mistura complexa. Um dos mais convenientes métodos para realizar tal separação é o uso de técnicas cromatográficas.
Todas as técnicas cromatográficas utilizam uma fase estacionária e uma fase móvel. A fase estacionária é formada de um material escolhido para reter de forma diferenciada os componentes da amostra que se deseja separar. A fase móvel é o material que se desloca pela fase estacionária, arrastando os componentes da amostra. Após transitar pela fase estacionária, por um percurso de distância adequadamente escolhida, os componentes da amostra se separam e são assinalados pelo sistema detector na seqüência: do primeiro componente menos retido, ao último componente mais retido pela fase estacionária.
Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia líquida, cromatografia gasosa, cromatografia de camada fina e cromatografia em papel.
3. Revisão bibliográfica
A cromatografia é um método empregado de forma ampla e que permite a separação, identificação