relacionamento interpessoal
A comunicação para uma organização é de suma importância, é como o sangue para um ser humano. Leva os nutrientes necessários para o organismo podendo detectar as patologias de um indivíduo.
A comunicação pode ser entendida como um processo ou fluxo e os problemas de comunicação ocorrem quando acontecem desvios ou bloqueios nesse processo.(ROBBINS 2002, p.65)
Nas organizações a comunicação é fundamental nos processos, e principal fonte de informação.
É necessário que as organizações conheçam varias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de maneira diferente o seu planejamento administrativo. Uma das principais formas é a comunicação interna, sua grande importância é direcionada na visão dos clientes internos que se tornam parceiros e quanto mais informados e envolvidos com a missão da organização eles estiverem mais produtividade ela terá pelo envolvimento deles nas tarefas executadas.
Segundo ERIKA e LORENA(2012), comunicar, tanto na vida pessoal quanto na organização, é mais do que uma técnica: é uma arte. Isto porque existem várias barreiras intra e interpessoais que afetam a comunicação e distorce o significado da mensagem e, assim, nem sempre a intenção do emissor é captada pelo recepto. A comunicação é o resultado que ela produz, e esse resultado ocorre com base no que é entendido pelo receptor.
Dentro de uma organização qualquer tipo de informação requer uma atenção redobrada, ela deve ser passada com clareza para que não haja uma alteração e ela seja passada de forma errada.
A comunicação interna precisa ser vista dentro de conceitos estratégicos, desempenhando a função de coordenar o processo de formulação das mensagens que a corporação transmitirá a todos os seus públicos, especialmente quando se tratar dos temas sensíveis.(PINTO 2009)