056316671341
3194 palavras
13 páginas
INTRODUÇÃOA Ordem Diptera compreende grande variedade de insetos de tamanho pequeno ou grande com cabeça, tórax e abdome bem diferenciados, providos de aparelho bucal sugador e de um único par de asas.
As peças bucais podem ser de tipo sugador ou não. No primeiro caso, estão adaptados a perfurar a pele para sugar sangue: dípteros hematófagos ou o tegumento de outros insetos cuja hemolinfa chupam: dípteros predadores ou entamófagos.
Do tipo não- pungitivo, o aparelho bucal destina-se apenas a sugar, vivendo de insetos do néctar das flores, de líquidos vegetais extravasados de produtos de fermentação exsudatos e matéria orgânica em decomposição.
Nesta ordem, o mesotórax é o único segmento torácico bem desenvolvido, e aí tem sua implantação o par de asas
A maior importância médica deste grupo de artrópodes é maior que a de qualquer outro, pois entre os dípteros encontram-se os hospedeiros intermediários e transmissores de muitas doenças causadas por:
a) Vírus
b) Protozoários
c) Helmintos
CLASSIFICAÇÃO DOS DÍPTEROS
A ordem Diptera compreende quase cem famílias e cerca de 75.000 espécies descritas, podendo se dividir em três: A ordem DIPTERA é formada por 3 seções: NEMATOCERA - Insetos que possuem antenas longas (15 ou 16 artículos), larvas com cabeça bem desenvolvida e pupa nua, que dá nascimento aos adultos através de fenda dorsal em forma de T.
Compreende as famílias:
Psychodidae,
Simuliidae,
Ceratopogonidae
Culicidae. CYCLORRAPHA - Moscas que trazem na região frontal da cabeça uma sutura curva (sutura pitilineal) e uma cicatriz, a lúnula voltada para baixo e larvas acéfalas.
BRACHYCERA - Parecem moscas grandes, mas sem lúnula e com 3-4 segmentos antenas e larvas acéfalas.
MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA DOS DÍPTEROS
INSETOS ADULTOS
Antenas: Nos mais primitivos (nematóceros) cada antena é formada por grande números de segmentos, de aspecto semelhante, com exceção do primeiro(escapo) e do segundo (pedicelo).O conjunto dos demais constitui o