Relacionamento interpessoal
CONVIVÊNCIA HUMANA NA ESCOLA
Danilo Sena Soares
Resumo
O presente pôster resulta de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da necessidade de compreensão dos processos que envolvem as relações humanas na escola. O presente relata a importância do bom relacionamento dentro e fora da escola com todos os seguimentos que dela se utilizam. O psicopedagogo atuando como articulador das relações humanas é pela fundamental para que convivência dentro da escola aconteça de forma equilibrada e proporcione o aprendizado necessário aos alunos.
Palavras-chave: Relações. Interpessoais. Humana. Psicopedagogo. Escola.
1 INTRODUÇÃO
A palavra relacionamento sugere valores, socialização e formação de conhecimento, através da cooperação e compreensão entre as diferentes partes envolvidas e os grupos em todos os níveis da convivência humana.
O presente trabalho tem como objetivo definir os procedimentos necessários para que a escola alcance um bom relacionamento dentro e fora dos seus muros.
O psicopedagogo, enquanto articulador do processo de convivência humana dentro da escola contribui para que o nível de relacionamento seja agradável e proporcione momentos de aprendizagem.
A pesquisa utilizada para verificação das informações sobre as relações interpessoais será a bibliográfica, onde através dos textos escolhidos, servirá para reforçar a ideia de que um bom relacionamento gera uma energia positiva e compartilhada por todos.
2 CONVIVÊNCIA HUMANA NA ESCOLA O relacionamento interpessoal na escola deve ser um processo contínuo. Para isso, faz-se necessário a integração entre docentes e discentes, escola e comunidade no ambiente escolar com atitudes positivas que proporcionem a sensação de bem-estar dentro da escola.
Para ALVES, “a relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se