Relacionamento distintos
IFSP - Campus Araraquara
Professora Renata
ADS
(Análise e Desenvolvimento de Sistemas)
Relacionamentos distintos
A ciência, filosofia e a religião são como caminhos, alternativas de buscar conhecimento, pois se a ciência busca o alívio das dores humanas, o mesmo se dá com a religião e com a filosofia; entretanto, várias são as diferenças entre estes caminhos. Na antiguidade não existia realmente a separação entre os campos do conhecimento que encontramos hoje, as especializações diferentes de ciência, filosofia e religião não existem realmente na mesma forma compartimentada que caracteriza a busca da humanidade de entendimento na idade moderna.
Analisando a religião, que pode ser considerada a mais antiga e a mais difundida maneira de busca, pois aquele que deseja trilhar este caminho, não exige nenhum conhecimento prévio ou preparo intelectual, não solicita estrutura ou complexidade, apenas a reflexão íntima. É muito reconfortante, pois sacia nossa necessidade de saber, de tentar entender, sem que fiquem as angústias do desconhecido.
Na época do Iluminismo, no século 18 uma divisão começou a ocorrer entre ciência e religião. Durante este período, pensadores influentes defendiam a razão como o melhor meio para o estabelecimento de um sistema autoritário de ética e estética. Além disso a razão e a ciência foram apresentadas como o único meio pelo qual os seres humanos poderiam ganhar a compreensão do Universo e da existência, foi um movimento intelectual que procurou erradicar a superstição, irracionalidade e tirania.
Inevitavelmente, que viria a minar a religião e iniciar o processo de abandono da religião. Este declínio da religião foi ainda mais acelerada pela publicação da teoria de Charles Darwin da evolução pela seleção natural. Se a mecânica de Newton parecia explicar os céus, em seguida, as idéias de Darwin parecia explicar o surgimento de todas as coisas vivas na