Rela1
Grupo 3: Ana Laura Rueda, Camila Alves Cardoso, Carolina de Souza Furtado, Vinicius Ferreira
Universidade Federal de Alfenas - Campus Poços de Caldas
Professor: Laos Alexandre Hirano Turma: Mista
Data: 25/03/15
RESUMO
Este experimento visou o levantamento da curva característica de tensão por corrente, através da montagem de circuitos elétricos de método montante e jusante para os resistores de 10Ω e 1MΩ. Por meio deste foi possível determinar qual melhor configuração para cada resistor, sendo a configuração a montante para o de 1MΩ e configuração a jusante para 10Ω.
1. INTRODUÇÃO Os resistores que obedecem a Lei de Ohm (demonstrada na Formula A) são denominados resistores ôhmicos.
A curva característica de um resistor ôhmico é um gráfico da voltagem V em função da intensidade da corrente elétrica i sendo uma reta inclinada em relação aos eixos passando pela origem. Existem dois tipos de configurações de circuitos adequados para resistores ôhmicos, a jusante (configuração A) e a montante (configuração B), demonstrados na Figura 1. Figura 1: Configuração A, a jusante e confirguração B, a montante.
Deve-se utilizar a Configuração A para baixas resistências devido ao fato de que o multímetro possui uma alta resistência, assim ao chegar a uma resistência equivalente, por exemplo, se a resistência R for muito baixa e a resistência do multímetro sendo muito alta, não influenciará no resultado final, tanto pratico quanto teórico.
A Configuração B, portanto, deve ser usada por um motivo similar ao caso anterior, porém desta vez para resistores de alto valor, pois ao usar uma resistência de baixo valor a única resistência que seria levada em consideração seria a do voltímetro, dessa forma resultando em um valor de resistência equivalente muito maior do que a adequada, como no caso anterior.
O objetivo deste relatório é definir, em um intervalo de tensão pré-determinado, a configuração mais adequada para construção de