Descontaminacao em laboratorios
Os materiais utilizados em laboratórios de saúde e os locais onde são executados os procedimentos de laboratório podem propagar microrganismos infecciosos se não forem descontaminados após sua utilização.
A descontaminação é a utilização de processos que removem ou eliminam total ou parcialmente os microrganismos. Atenção
A descontaminação dos materiais e dos ambientes no laboratório é uma ação preventiva de biossegurança.
O mesmo termo é utilizado para remoção ou neutralização de produtos químicos perigosos e materiais radioativos. O objetivo da descontaminação é tornar qualquer material seguro para o descarte final ou para a reutilização. Os processos utilizados para a descontaminação são:
■■ a limpeza;
■■ a desinfecção; e
■■ a esterilização.
Limpeza
É o primeiro passo nos procedimentos de descontaminação. Na limpeza são removidas a matéria orgânica, as sujidades e as manchas, através da lavação, escovação e esfregação de objetos e superfícies com água e sabão, com o auxílio de esponja, pano ou escova. A remoção de matéria orgânica e de outros resíduos facilita a ação dos produtos utilizados na desinfecção ou esterilização.
Procedimentos para a limpeza do piso do laboratório
1. A limpeza do chão deve ser feita com pano exclusivo para este fim, embrulhado num esfregão ou rodo e umedecido em balde com água e sabão ou desinfetante;
2. O pano deve ser passado no chão de maneira a vir esfregando e trazendo as sujidades;
3. Esse pano deve ser frequentemente lavado no balde. É preciso que a água do balde seja trocada tantas vezes quantas forem necessárias para que não se “limpe” o pano com água suja.
Observações importantes:
A Organização Mundial da Saúde recomenda que os pisos de laboratório sejam limpos duas vezes por dia. Os resíduos também devem ser retirados com a mesma frequência;
■■ Os procedimentos de limpeza devem ser realizados, preferencialmente,
no