Relatorio 2
Ana Laura Rueda, Camila Alves Cardoso, Carolina de Souza Furtado, Vinicius Ferreira
Universidade Federal de Alfenas - Campus Poços de Caldas
Professor: Laos Alexandre Hirano Turma: Mista
Data: 25/03/15
RESUMO
O presente relatório tem como objetivo estudar e comprovar as Leis de Kirchhoff a partir de um experimento prático. Para isso foi montado um circuito com 7 resistores escolhidos aleatoriamente, formando as devidas malhas e nós. Dessa forma, foram escolhidos dois nós para realizar tal estudo, bem como foram tomadas as medidas de corrente e tensões necessárias para comprovar a veracidade das Leis de Kirchhoff. Em suma, conclui-se que os resultados calculados satisfaz com resultados teóricos.
1. INTRODUÇÃO
2. Para um circuito elétrico define-se nó qualquer ponto que une três ou mais fios e malha qualquer percurso fechado. Há duas regras denominadas como Leis de Kirchoff que são aplicadas nestes circuitos e com elas é possível calcular a corrente e o potencial elétrico que passa por cada resistor. As regras que se aplicam são:
3. Regra dos nós: Em qualquer interligação em que um circuito onde a corrente pode se dividir, a soma das correntes que chegam à interligação deve ser igual à soma das correntes que saem dessa interligação, ou seja, nó. [4]
4. Regra das malhas: é a soma algébrica das variações de potencial encontradas ao logo deste percurso fechado que deve ser nulo. [2]
5. Aplicaram-se as regras de Kirchhoff no circuito elétrico que se configura conforme Figura1, medindo-se o potencial elétrico de cada resistor e a corrente de dois determinados nós (A e B) do circuito a fim de que essas leis fossem comprovadas.
6. MODELO
7. Para a comprovação das Leis de Kirchhoff foi montado um sistema de equações para os nós e malhas a serem estudados. A Figura 1 representa o circuito utilizado, bem como a indicação dos nós A e B e as correntes envolvidas no sistema.
8.
9. Figura 1: Circuito elétrico utilizado com os nós e correntes