Rela Rio 3
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Disciplina de Treinamento Científico I
RELATÓRIO DE PRÁTICA III
Igor Correa da Costa Braga
Larissa Rodrigues
Thiago Silva de Oliveira
Thuany Prado Rangel
Victor Lima dos Santos
Rio de Janeiro, março de 2014
1 INTRODUÇÃO
Cada experimento realizado tem como alvo principal, apresentar aos alunos os materiais utilizados nos laboratórios de microbiologia, virologia e imunologia, e também iniciá-los no desenvolvimento e execução de técnicas e metodologias empregadas para o cultivo e crescimento de células.
2 OBJETIVO
O procedimento tem por objetivo a observação dos métodos de obtenção de cultura pura e treinar a técnica de esgotamento, e testar diferentes antissépticos no controle do crescimento de micro-organismos.
3 MATERIAIS
Em cada procedimento estará listado os matérias utilizados para a realização de cada um deles.
4 PROCEDIMENTOS
4.1 TÉCNICA DE ESGOTAMENTO PARA A OBTENÇÃO DE CULTURA PURA
4.1.1 MATERIAIS
1 Tubo contendo Serratia marcescens + Micrococcus luteus;
Algodão Cardado;
1 Placa Petri com Ágar simples (sólido);
1 Alça microbiológica;
Bico de Bunsen;
Jornal para embrulhar a placa;
1 caneta retroprojetora.
4.1.2 PROCEDIMENTO:
Efetuar a assepsia da bancada, com álcool a 70%. Ligar e regular a chama do bico de Bunsen para que ela fique com a chama ideal, a fim de gerar o que chamamos de zona de segurança, pois o ar aquecido em torno do bico, evita que microrganismos que estejam em suspensão no ar penetrem e contaminem a área onde iremos manusear as nossas amostras.
Dividir o fundo da placa com Agar simples em três partes para definir o espaço das 3 operações de estriamento. Pegar o tubo de ensaio contendo o misto de Serratia+Micrococcus. Flambar a alça, no bico de Bunsen e retirar com ela uma porção da mistura de bactérias. Semear em 3 operações a amostra sobre a superfície do meio sólido. A semeadura deve ser feita em estrias. Realizar o maior