RELA AO OBESIDADE DOEN A
A OMS (Organização Mundial de Saúde) encara a obesidade como uma doença epidêmica do século 21, em contra partida vários estudos tem descrito a obesidade como um fator de desenvolvimento de certas doenças e não uma doença propriamente dita.
De qualquer maneira não convém dizer que a obesidade é uma doença, pois ela apresenta fatores multicausais, com isso é necessário que seja feita uma avaliação mais individual em uma paciente obeso para detectar se este está ou não doente.
O que se sabe é que existem muitas pessoas com excesso de peso e que não apresenta nenhum tipo de doença. De qualquer maneira a obesidade pode ser classificada como fator de risco para o desenvolvimento de muitos tipos de doenças, o que é preocupante, pois inúmeras doenças associadas à obesidade têm aumentado as taxas de mortalidades de vários países.
A obesidade particularmente aquela localizada na região abdominal pode elevar o risco da ocorrência da diabetes Tipo I em até 10X, já em relação à hipertensão arterial essa associada a fatores como a genética e ambiente e também ocorrente com maior freqüência em jovens entre 20 a 45 anos, prevalece 6x mais em indivíduos obesos do que em não obesos.
A diabetes e a hipertensão associadas aumentam consideravelmente o risco de doenças cardiovasculares, que representa a primeira causa de óbitos no país e que são responsáveis por elevadas taxas de internações hospitalares. A obesidade é um fator importante de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias que podem levar a um ataque cardíaco. O colesterol elevado (que é obtido em dietas ricas de gorduras saturadas) é uma das principais causas de ataques cardíacos. Quando os níveis de colesterol aumentam o risco de desenvolvimento de doenças coronárias sobe 20%.
A obesidade além de ser um fator de risco para doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão existe evidencias que nos permitem afirmar que a obesidade também aumenta o riso de desenvolvimento de alguns tipos