Rel torio 6
FÁBIO HERMANN DE SOUSA RA: 5127548 TURMA: 23
6º RELATÓRIO DE PRÁTICA DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS III: RESISTORES
UBERABA-MG
2015
FÁBIO HERMANN DE SOUSA
6º RELATÓRIO DE PRÁTICA DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS III: RESISTORES
Trabalho apresentado ao professor Luciano Henrique da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos III da turma 23, turno noturno.
UBERABA-MG
2015
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Resistores
O que é o resistor elétrico?
O resistor é um dispositivo cujas principais funções são: dificultar a passagem da corrente elétrica e transformar Energia Elétrica em Energia Térmica por Efeito Joule. Entendemos a dificuldade que o resistor apresenta à passagem da corrente elétrica como sendo resistência elétrica. O material mais comum na fabricação do resistor é o carbono.
Esta aula irá descrever os resistores de valores fixos e comentar algumas de suas aplicações mais importantes nos circuitos elétricos/eletrônicos.
Para que servem os resistores?
Na prática, os resistores limitam a intensidade de corrente elétrica através de determinados componentes. Uma aplicação típica disso, como exemplo, é o resistor associado em série com um LED, como se ilustra:
Nesse circuito, o resistor limita a corrente que passa através do LED, permitindo apenas uma intensidade suficiente para que ele possa acender. Sem esse resistor a intensidade de corrente através do LED iria danificá-lo permanentemente. Após esse capítulo você estará apto para calcular um valor ôhmico satisfatório para tal resistor.
O "retângulo" com terminais é uma representação simbólica para os resistores de valores fixos tanto na Europa como no Reino Unido; a representação em "linha quebrada" (zig-zag) é usada nas Américas e Japão.
Apesar disso, nas ilustrações eletrônicas brasileiras (de revistas etc.) opta-se pelo "retângulo", talvez por simplicidade do desenho. Nos livros de Física publicados no Brasil,