Relatorio Org 1 Ponto De Fusao
799 palavras
4 páginas
1.0 Introdução A identificação das substâncias é essencial para que se possa trabalhar em laboratório com uma maior precisão, para isso é necessário que haja técnicas para conseguir tal fato. Cada substância possui suas próprias características, chamadas de propriedades intrínsecas, solubilidade, ponto de ebulição, condutibilidade, ponto de fusão e entre outros, são exemplos. No laboratório uma das maneiras de identificar um composto é a partir do seu ponto de fusão, esse que em uma substância pura, varia entre uma temperatura de 1ºC e 2ºC. Os resultados de fusão obtidos podem estar relacionados a estrutura química da substância e também a influência externa, um dos fatores externos é o grau de pureza, onde quanto maior, mais precisão se obterá, pois, as impurezas podem enfraquecer as ligações entre as moléculas, essas que ao serem rompidas são responsáveis pela mudança de estado físico da mesma, quanto menor a energia necessária para romper as ligações menor o ponto de fusão. Há também a influência de pólos nas moléculas, onde a existência da atração entre elas, é responsável pelo aumento no ponto de fusão.
2.0 Objetivo
Verificar experimentalmente a existência de uma das propriedades intrínsecas da matéria. Identificar as diferentes amostras a partir do seu ponto de fusão.
3.0 Materiais e Reagentes Vidraria: Vidro de relógio Capilar Bécher Anel de borracha Mufa Tripé Tela de amianto Suporte Bico de Bunsen Termômetro de -10ºC a 250ºC Isqueiro Espátula Gral e pistilo Óleo de cozinha Ácido Salicílico Ácido Benzóico
4.0 Experimento Foram selados 2 capilares com o auxílio de um isqueiro, e em um gral pulverizados uma pequena quantidade da amostra A, essa que fora transferida com a espátula para um vidro de relógio. Os dois capilares foram preenchidos parcialmente com a amostra.
Em um suporte foi posto a mufa, e nela encaixado o termômetro já contendo em