Reis da primeira dinastia
1ºano Turismo
Índice
I) Introdução
II) D.Afonso Henriques
III) D.Sancho I
IV) D.Afonso II
V) S.Sancho II
VI) D.Afonso III
VII) D.Dinis I
VIII) D.Afonso IV
IX) D.Pedro I
X) D.Fernando I
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre os reis da primeira dinastia, mas conhecida pela “Dinastia de Borgonha” e também chamada por “Dinastia Afonsina”, pelo elevado número - quatro - de soberanos com o nome de Afonso. Irei aprofundar um pouco a vida de cada um deles bem como os acontecimentos que marcaram mais o seu reinado. Na primeira dinastia do Reino de Portugal, existiram nove reis sendo eles D.Afonso I (mais conhecido por D.Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal), D.Sancho I, D.AfonsoII, D.Sancho II, D.Dinis, D.Afonso III, D.Afonso IV, D.Pedro I e D.Fernando. Deixo aqui um poema de António Torre de Lima:
“ I DINASTIA PORTUGUESA - De Borgonha
(Versejada)
Afonso Henriques, primeiro rei-dos-reis, Conquistador, reuniu Portus e Calle, e Dom Sancho, seu herdeiro, guerreiro, Povoador, continuou Portugal.
Para exemplo crucial face ao inimigo esconso pondo seu pai em memória, fecundo além do normal
Dom Sancho gerou Afonso, o Gordo da lusa-história.
Vindo em linha sucessória surge Dom Sancho-segundo, o Capelo, régio e crente, irmão do terço em glória, também Afonso pró mundo, o Bolonhês sapiente.
Segue avante a lusa-gente sob um reinado feliz que mais e mais se levanta na gestão eficiente do Lavrador Dom Dinis casado com uma Santa.
Mais um Bravo se implanta, el-rei Dom Afonso-quarto, temido e assaz guerreiro, pai do rei que nos encanta em tempo curto mas farto,
Dom Pedro, o Justiceiro.
Enfim o rei derradeiro da primeira-dinastia,
Dom Fernando, o «Formoso», de grandes males urdeiro por ter dado em primazia sua filha a rei maldoso.
Porto - Portugal
António Torre da Guia”