Urbanização
MEGALÓPOLES E METRÓPOLES
Megalópole é um aglomerado de várias metrópoles e de suas regiões metropolitanas.
Antes que você pergunte: metrópole é um termo que designa alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência sobre as demais cidades da região.
Para entender melhor, pense nas cidades de Boston e Washington, ambas dos Estados Unidos. Elas são cidades importantes na região em que estão. Juntas e integradas, elas constituem uma megalópole de influência mundial.
O mesmo ocorre com São Paulo e Rio de Janeiro.
CIDADES GLOBAIS
Além de “megalópole”, há outro conceito importante, que é o de “cidade global”. Cidades globais são cidades que, no contexto da globalização, exercem grande influência internacional, como, por exemplo, Nova York (EUA) e Milão (Itália).
PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E REFLEXOS
Pois é, a vida em cidades, apesar dos aspectos positivos, tem gerado inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.
Neste Desafio, falaremos dos reflexos da urbanização na sociedade e na economia.
Para relembrar, urbanização é o processo de crescimento das cidades.
CIDADES ANTIGAS - NIPPUR
As cidades existem há muitos séculos. Os registros mais antigos dizem que elas existem desde 3.750 a 4.500 anos a. C.
Abaixo, vemos as ruínas da cidade de Nippur, possivelmente uma das cidades mais antigas do Mundo. Nippur era uma importante cidade dos Sumérios, antigo povo do Oriente Médio, e já nessa época era abastecida através de sistemas de transporte de água.
CIDADES ANTIGAS - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Durante o século XVIII, países como a Inglaterra, envolvidos na Revolução Industrial, vivenciaram um intenso processo de urbanização. Isso ocorreu porque, ao mesmo tempo, as populações do campo foram expulsas do meio rural por diversos motivos e a indústria na cidade gerava cada vez mais empregos. Dessa forma, houve intensa migração e a população urbana cresceu de forma assustadora.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Como