China antiga
Os chineses chamava sua terra de Reino do Meio, por acreditarem estar no centro do mundo. Esse pensamento fazia com que acreditassem ser o único reino verdadeiramente civilizado.
Diferentes linhagens de reis e imperadores governaram a China. Costuma-se dividir a história da China. Antiga nos períodos em que cada uma dessas linhagens ou dinastias governou o país.
Dinastia Xia
A história chinesa documentada possui um certo espaço na passagem entre o seu período proto-histórico e aquela que seria considerada a sua primeira dinastia organizada, a Dinastia Xia, que existiu aproximadamente entre 2100–1760 a.C.
A partir das escavações arqueológicas que se iniciaram, na década de 20 do século passado, a posição da dinastia Xia foi restaurada, não como a primeira de uma série de dinastiasmas como o mais poderoso de muitos pequenos estados existentes ao longo do vale do rio Amarelo.
Dinastia Shang
A dinastia Shang foi a segunda dinastia chinesa (depois da Xia) e também um influente estado (no qual o registro mais antigo dessa dinastia foi escrito, possivelmente no século XIII a.C., na forma de inscrições divinatórias em ossos ou carapaças de animais). O período de existência da dinastia Shang data aproximadamente de 1766 a 1045 a.C.
Os Shang teriam contado trinta reis sucessores (do fundador Tang, o Vitorioso, ao tirano Dixin) e mudado sete vezes de capital. Sua última capital, Anyang, é um sítio arqueológico essencial de Xiaotun, onde foi exumado em 1976 o túmulo da rainha Fu Hao, e necrópole real de Xibeigang, com grandes túmulos cruciformes com rampas de acesso.
As casas e oficinas de Zhengzhou descobertas indicam que a sociedade Shang era altamente organizada, governada