Reinos Africanos - Songhai
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
TÓPICOS TEMÁTICOS EM HISTÓRIA AFRICANA E AFROBRASILEIRA
BERNARDO BRUSTOLIM
JULIANA NUNES
SABRINA WOICIZACK
REINOS AFRICANOS: SONGHAI
PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO
A história africana vêm sendo mudada durante várias gerações, tanto pelos povos africanos, quanto pelos povos que queriam - e querem - dominar as terras. Mas, do mesmo modo, o continente africano é conhecido pela junção de nações distintas, nações recém formadas e nações que existem há muitos séculos, isso faz com que a diversidade religiosa (islamismo, cristianismo e cultos tradicionais), cultural (o conjunto das maneiras de pensar e agir o compartilhamento de símbolos e valores, suas técnicas de trabalho, sua arte, vestimentas e costumes do grupo), linguística e racial sejam uma marca.
Um exemplo disso é a localização geográfica de cada etnia, ao sul do Saara, predominam os povos negros, na África Meridional alguns povos khoisan, junto com brancos de origem européia e na parte norte do continente, predominam os povos caucasianos, como os árabes.
E foi com essa junção que surgiu um dos maiores reinos do continente africano, o Império Songhai. Do início dos século XV até o final do século 16, Songhai foi um dos maiores impérios africanos da história.
O início do Império
Formado por pescadores do povo Sorko, se estabeleceram na curva do Rio Níger, onde conviveram com os agricultores Soromba. Logo se expandiram ao longo do rio durante os séculos seguintes, juntando também ao seu povo os caçadores Gow.
Existem várias versões sobre o início do reino Songhai, segundo a tradição, Faran Maghan Bote é quem reúne os clãs, antes separados e institui a dinastia Dya, fundando o reino Kukia, berço do Império Songhai.Por volta do século X, o rei Kossoi decide seguir a religião islâmica e conquista a cidade de Gao, transformando-a na capital de um lugar