REINO FUNGI
ALESSANDRA ZIMMER, Nº 02
BRUNA GOMES BERTOLDO, Nº
REINO FUNGI
Trabalho apresentado à disciplina de biologia solicitado pela Profª Sandra.
CRUZEIRO DO IGUAÇU/2014
Características gerais:
Parede celular e substância de reserva:
A imensa maioria dos fungos possui células com parede celular rígida, formada principalmente por quitina, não estando presente a celulose. Existe, no entanto, um pequeno número de fungos em que a parede celular é constituída principalmente por celulose e não contém quitina.
Os fungos armazenam o glicogênio como substância de reserva em suas células, do mesmo modo como fazem os animais.
Organização do corpo:
Algumas poucas espécies de fungos agrupam organismos unicelulares ou formados por pequeno número de células, como é o caso das leveduras, representadas pelo levedo de cerveja, o Saccharomyces cerevisae.
A vasta maioria dos fungos apresenta o corpo formado por filamentos denominados hifas. O conjunto de hifas recebe o nome de micélio, e não é considerado um tecido verdadeiro.
Existem basicamente três tipos morfológicos de hifas:
- Hifas cenocíticas ou não septadas: não possuem septos, que são paredes transversais derivadas das paredes dos filamentos. Nesse caso, as hifas possuem vários núcleos dispersos em massa citoplasmática comum (estrutura cenocítica).
- Hifas septadas mononucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com apenas um núcleo.
- Hifas septadas bi ou multinucleadas: possuem septos transversais separando compartimentos com dois ou mais núcleos.
Cada septo das hifas septadas possui um orifício central através do qual há a passagem de citoplasma e de núcleos de uma célula para a outra. Em função disso, mesmo as hifas septadas são consideradas estruturas cenocíticas, e os compartimentos delimitados pelos septos não são células verdadeiras. Na maior parte dos fungos, as hifas são formadas por