Reino fungi
Caracterização
Os principais representantes dos fungos são os bolores, os cogumelos, as orelhas de pau e as e as leveduras (ou fermentos). São organismos eucarióticos, heterotróficos e, em sua maioria filamentosos, existindo algumas espécies unicelulares, as leveduras. Podem viver livres na água ou no meio terrestre, onde há predominância de matéria orgânica.
Para poderem absorver a matéria orgânica de que necessitam, os fungos mantêm ter tipos de relacionamentos com outros seres vivos: saprofitismo (nutrem-se de restos de seres vivos que eles mesmos decompõem), mutualismo (associação com outro ser onde ode os dois se beneficiam) e parasitismo (nutre-se de substancia orgânicas do corpo de animais ou plantas vivos).
A importância dos fungos
Os fungos desempenham importantíssimo papel na natureza: são eles que, juntamente com as bactérias do solo, fazem a decomposição de cadáveres de animais e de plantas. Nesse papel de decompositores da cadeia alimentar, eles permitem a reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica. Se não fosse assim, os elementos se esgotariam para os seres vivos.
Os fungos são antigos aliados da humanidade, utilizado na fermentação do pão e na produção de bebidas alcoólicas. Alem disso eles emprestam um sabor característico ao queijo tipo roquefort, camembert, gorgozola e muitos outros, sem falar na utilização de fungos diretamente na alimentação, como é o caso dos famosos champignons
Doenças causadas
Os fungos podem causar doenças no homem, vegetais e animais. As doenças causadas por fungos recebem o nome de micoses.
As principais micoses humanas são: o sapinho, a frieira, e as micoses de pele. Nos vegetais os fungos podem causar doenças como: as “ferrugens”, e os