Reino do gongo
Uma das questões que mais perturbam os estudantes que travam seus primeiros contactos com as Ciências Sociais é a diferença entre Antropologia e Sociologia. Estes campos de conhecimento, muito embora sejam bastante próximos entre si não são, no entanto, totalmente iguais.
Naquilo que se refere à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem no que se refere a suas relações com a cultura, especialmente no que se refere aos costumes, à religião e à organização política.
O eixo de conhecimento da Antropologia procura ir do conhecimento do indivíduo (ou de pequenos grupos) para conseguir tentar entender as realidades sociais maiores. E seu foco está predominantemente na cultura (ver outro artigo meu sobre o conceito de cultura), de modo que parte-se do princípio que entendendo a cultura dos grupos conseguimos entender a lógica da sociedade.
Em relação à Sociologia, é correcto afirmar que tal ciência procura compreender como se dão os processos de estruturação e relacionamento dos indivíduos com as sociedades. O eixo do conhecimento na Sociologia geralmente vai do conhecimento das colectividades (ou realidades sociais maiores) com o objectivo de entender o comportamento grupal e/ou individual. Seu foco está geralmente no entendimento das estruturas da sociedade, procurando entender como estas estruturas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.
Devido a estes factores podemos concluir que Antropologia e Sociologia apesar de serem campos de conhecimento muito próximos possuem algumas diferenças, tanto no que diz respeito ao seu objecto quanto a seu enfoque. Desta maneira, ao serem estudados aspectos antropológicos e sociológicos de um dado campo (como os Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação) devemos ter em conta estas diferenças básicas de forma a obtermos maior clareza na compreensão do