A oração amortiza a dor
TEXTOS; LUCAS, 22-39. MATEUS,26-36. JOÃO 18-
AS VESPERAS DA PASCOA, A MAIOR FESTA DOS JUDEUS, QUANDO TODOS COMEMORAVAM COM MUITA ALEGRIA, A SAIDA DO EGITO. NOSSO MESTRE O SENHOR JESUS VIVEU, OS SEUS PIORES DIAS COMO O CORDEIRO PASCAL, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO,
DEPOIS DE TOMAR A ULTIMA CEIA COM SEUS DISCIPULOS, ELE SOBE O MONTE DAS OLIVEIRAS, PARA ORAR, COMO ERA DE COSTUME FAZER, SEMPRE QUE SE ENCONTRAVA EM JERUSALEM, ALEM DE TER O BOM COSTUME DE ORAR TODOS OS DIAS A NOITE, O MESTRE TINHA UM LUGAR ESPECIFICO PARA ORAÇÃO, QUE ÉRA O JARDIM DO GETSEMANI. TENDO CHEGADO AO LUGAR ESCOLHIDO, ELE COMEÇOU A SE ABRIR COM SEUS TRES PRINCIPAIS DISCIPULOS, PEDRO TIAGO A JOÃO. FALOU-LHE DA DOR ESPIRITUAL QUE ESTAVA SENTIDO, DA ANGUSTIA DE ALMA QUE PESAVA SOBRE SEUS OMBROS, DO DESESPERO NA ALMA PELOS PECADOS DA HUMANIDADE, QUE NAQUELE MOMENTO ELE CARREGOU O FARDO DO NOSSO PECADO. O MESTRE INSISTIU PARA QUE ELES ORASSEM COM ELE POR AQUELE MOMENTO DE MUITA DOR.
MUITAS VEZES COMEÇAMOS A ORAR POR NÓS OU POR ALGUEM, E SENTIMOS UM PESO MUITO GRANDE, CARREGADO DE ANGUSTIA NA ALMA, E NOSSA TENDENCIA NATURAL É DESISTIR NO MEIO DO CAMINHO, POIS A ORAÇÃO ACABA MUITAS VEZES SE TORNANDO UM GRANDE FARDO, O INIMIGO DE NOSSAS ALMAS NÃOQUER NOS VER ORANDO, E PARA ISTO ELE CRIA TODOS OS TIPOS DE PROBLEMAS OU DIVERSÃO, PARA NOS AFASTAR, DO TEMPO DE ORAÇÃO, COM DEUS.
ABRAÃO O NOSSO PAI NA FÉ, ERA HOMEM DE ORAÇÃO. OROU PELO REI ABIMELEQUE , QUANDO TODAS AS MULHERES DO REINO ESTAVAM ESTEREIS, SEM NENHUMA CONDIÇÃO DE GERAR FILHOS.
ISAQUE FILHO DE ABRAÃO, HERDOU DO PAI O DESEJO PELA ORAÇÃO, E OROU COM INSTÂNCIA POR SUA ESPOSA , REBECA DURANTE MAIS DE DEZ ANOS QUE ERA ESTERIL E DEUS LHE ATENDEU A ORAÇÃO.
DAVI ENCINOU AOS SEUS 600 HOMENS COMO ORAR EM TEMPOS DE ANGUSTIAS, POIS FOI PERSEGUIDO POR SAUL POR QUASE DUAS DECADAS, ONDE SE ESCONDIA EM CAVERNAS, PARA ORAR COM SEUS 37 VALENTES, DAVI DEIXOU UM GRANDE LEGADO DE ORAÇÃO ATRAVÉS DE SALMOS,