China
A aventura da China continua. Como a civilização indiana, é uma das mais antigas do mundo, com uma História que continua a evoluir desde sua gênese até os nossos dias. Esta é uma marca fundamental do Oriente: a antiguidade continua viva, e temos a oportunidade de vislumbrar as permanências dos tempos clássicos no pensamento, na cultura e nos hábitos. Não obstante o interesse científico que ela pudesse despertar pelo seu passado, a China é, além disso, uma das maiores nações dos tempos atuais. É o país que mais cresce economicamente, que tem a maior população, a língua mais falada no planeta, e um sistema de escrita que serve de base por diversas outras nações que não falam chinês. Nos tempos passados, a China havia conseguido constituir um dos maiores impérios da humanidade se valendo de cavalos, flechas e um sistema burocrático eficiente.
A formação da China Antiga
Lá pelo ano 3000 a.C., aproximadamente , os habitantes da região descobriram a técnica de fabricar bronze e estanho. Por volta de 2200 a.C., um líder chamado Yü, o Grande, conseguiu unificar os reinos e proclamou-se rei. Começava assim a história da primeira dinastia chinesa, a dinastia Xia.
Os reis dessa dinastia governaram até 1600 a.C aproximadamente quando foram afastados do poder por outro grupo, os Shang. A partir de então, sucederam-se várias dinastias e a China novamente dividiu-se em vários reinos.
Em 221 a.C., depois de um longo período de lutas, o governante de um desses reinos Ying Zheng, venceu as forças dos outros reinos em 210 a.C., porém, o império entrou em crise. Quatro anos depois, em 206 a.C., outro líder assumiu o poder e deu início a dinastia Han.
.
Escrita Chinesa
A escrita chinesa é ideográfica. A lenda conta no Shuowen Jiezi que foi Chang Ji foi quem inventou a escrita, inspirado em rastros de pássaros e outros animais. Outra versão conta que o criador foi o imperador Fu Shi. Os textos mais antigos estão gravados nos Jiaguwen,