Reino Animal
Biologia
Aluno: Lucas da Silva Ferro
Professor: Hildebrando Esteves Neto
Curso/Ano: Telecomunicações Integrado 3º Ano, 6831.3V
Cuiabá
2013
Os Poríferos
Características
São animais sésseis (fixos), de forma variada, assimétrica ou com simetria radiada. As paredes de seu corpo apresentam numerosos poros. Não reagem estímulos e não se movimentam. Seu corpo é revestido externamente por uma camada de células achatadas, os pinacócitos. O esqueleto interno, denominado endoesqueleto é formado por espículas cristalinas ou fibras orgânicas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.
Não apresentam sistema digestivo, excretor, respiratório, circulatório e nervos. A digestão é exclusivamente intracelular (coanócitos), Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então distribuído para as demais células do animal. Suas células eliminam por uma difusão seu catabólitos, diretamente para o meio externo. A respiração é aeróbica. Cada célula realiza as trocas respiratórias com o meio. Os poríferos são animais filtradores, já que filtra a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
Reprodução
A reprodução é assexuada (brotamento, regeneração) e sexuada, produzindo uma larva ciliada chamada anfiblástula.
Na reprodução assexuada ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e der origem a novas esponjas.
Na reprodução sexuada, quando os espermatozoides (gametas