ergonomia
PASSO 01 – PASSO 02
a) O desenho técnico deve apresentar determinadas características para que possa ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidade na forma como descreve determinado objeto, deixando explicito detalhes como forma e dimensão. Já o desenho artístico pode conter várias interpretações dependendo de quem o vê, ou ainda apenas transmitir uma imagem.
b) Tem-se em desenho técnico dois modos mais utilizados, sendo estes a vista e a perspectiva.
Vista é um dos tipos de representação mais usados em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal, é um tipo de desenho que pode conter um número muito grande de informações.
Perspectiva é uma representação que se assemelha com uma fotografia do objeto, e é usada quando se quer ter uma visão espacial, rápida de determinado objeto. Transmite um número maior de informações em vistas múltiplas.
c) Em desenho técnico existem normas a serem seguidas, que são formadas por um conjunto de regras e recomendações para execução ou leitura de um desenho técnico.
Existem vários órgãos, nacionais e internacionais que produzem tais normas. Na Europa, por exemplo, têm-se as EURO-NORMAS (EN), que se assemelham as normas da ISO (International Organization for Standardization), já no continente americano têm-se as normas ANSI, em Portugal, a IPQ e as normas NP, na Inglaterra o BSI e as normas BS, e a normatização de elementos de máquina são muito usados às normas alemães DIN.
Para que não haja conflitos entre normas, é comumente adotado as normas ISO.
PASSO 03
a) A escrita normatizada tem como principais objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. As características da escrita normatizada então descritos na norma ISO 3098. Ela define características como o tamanho da letra, a espessura da linha e espaçamentos.
b) Conforme a norma ISO 128:1982, existem duas espessuras de linha, a linha grossa e a linha fina. A relação entre os traços grossos