regulação aeroportuario
A palestra procurou fornecer uma visão básica sobre a legislação e estrutura do sistema aeroportuário no Brasil, além de um estudo comparado com os sistemas internacionais.
Pode-se dividir o seminário em três pontos principais: considerações gerais sobre o sistema aeroportuário; o aeroporto e seu entorno; e, regulação do setor econômico aeroportuário.
No tópico sobre as considerações gerais foi explicado o que é um sistema aeroportuário e como são os sistemas internacionais para a estruturação de aeroportos. Tentou se apresentar o funcionamento de um aeroporto, sua logística e as demandas nacionais quanto ao seu desenvolvimento.
O segundo tópico abordado foi sobre os entorno do aeroporto e sua instalação. O aeroporto, em regra, é um grande empreendimento e causa um grande impacto no local onde é instalado, sua influência repercute tanto na estrutura social quanto econômica da região. Também é necessário estudar o impacto ambiental que será causado e se o plano diretor aeroportuário se conforma ao plano diretor municipal.
A palestra foi concluída com uma breve discussão sobre a regulação do setor econômico aeroportuário. Foram apresentadas as agências reguladoras da atividade e o sistema de aviação civil que gerencia o desenvolvimento regional. O sistema aeroportuário brasileiro tem muitos problemas e uma das soluções para melhorar a mobilidade dentro do país é o investimento em aeródromos menores, para facilitar as conexões nacionais. Foram apresentados também outros projetos de logística e, por fim, debatida a capacidade nacional para o suporte de grandes eventos dentro do contexto aeroportuário.