Reguengos
João Carlos da Silva Prates Nº: 11
10º MIE
26-04-2012
2012
João Carlos da Silva Prates Nº: 11
10º MIE
26-04-2012
Reguengos de Monsaraz
Reguengos de Monsaraz Escola Profissional de Coruche
Conteúdo Conteúdo 1 Introdução 2 Geografia 3 Clima 4 Solos 4 Relevo 5 Hidrografia 5 História 6 História (continuação) 7
Introdução Este trabalho foi elaborado, no âmbito da disciplina da Área de Integração. Com este trabalho pretendo divulgar o meu estudo sobre o Concelho de Reguengos de Monsaraz, a sua localização, características, costumes, tradições e outras curiosidades deste concelho alentejano.
Fig. 2 – Foto Aérea de Reguengos de Monsaraz
Fig. 2 – Foto Aérea de Reguengos de Monsaraz
Geografia
Reguengos de Monsaraz é uma cidade portuguesa, no Distrito de Évora, na região do Alentejo e na sub-região do Alentejo Central, situa-se a 90 minutos de Lisboa, ficando a uma distância de 166 km.
O município é limitado a norte pelo município do Alandroal, a leste por Mourão, a sudeste por Moura e em vasta extensão pelo Rio Guadiana, a oeste por Évora e parte de Portel e a noroeste pelo Redondo.
Clima
A região tem clima mediterrânico, adoçado pela influência atlântica. Este clima de Verões quentes e secos e Invernos curtos e chuvosos, marca a vegetação, a fauna, a paisagem, a arquitectura e as gentes. Temperatura média anual:16º C. Valores médios anuais de radiação global - 155 cal/Km2 Número médio de horas de sol descoberto (ano): 2950 Ventos dominantes de NW e NE. Fortes amplitudes térmicas (superiores a 25º C). Precipitação total anual: entre os 600 e os 700 mm.
Solos
Verifica-se a existência no concelho de um volume elevado de solos que apresentam fortes condicionantes ao uso produtivo directo. Segundo o Plano Director Municipal do concelho, 42% dos solos existentes são de classe E - em virtude de serem solos esqueléticos com elevados riscos de erosão, afloramentos rochosos