capa da pap
P.A.T: Prova de Aptidão Tecnológica
Curso: Tecnológico de Acção Social/Variante Animação Sociocultural
Professora: Jacinta Cuco
Tema: Inclusão Digital
Nome do Projecto: Clik@ki
Nome: André Cambim
Ano: 12º
Turma: E
Número: 3
Ano lectivo: 2008/2009
"O progresso técnico deixará apenas um problema: a fragilidade da natureza humana."
Karl Kraus (1874-1936)
Fundamentação
Quando se define o conceito de Animador Sociocultural diz-se que "A Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sociopolítica em que estão integrados." (UNESCO)
Encarando o papel de animador sociocultural escolhi o tema Inclusão Digital para o meu projecto. A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, linha telefónica e o acesso à rede, pois não é apenas o cidadão possuir um simples computador que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas sim aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Assim, incluir uma pessoa digitalmente não significa apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. Neste contexto, a inclusão digital surge, sobretudo, como ferramenta que permite um maior desenvolvimento de tecnologias, ampliando a acessibilidade para diversos e diferentes usuários. Insere-se no âmbito da inclusão social, sob em defesa do lema: "igualdade para todos".
Na escolha deste tema estiveram vários pontos em discussão da minha parte, tais como: a