REGRAS - TIGRE E EUFRATES
Ações: os jogadores possuem até 2 ações no seu turno, independentemente da ordem que escolher, ou pode executar 2 vezes a mesma ação (as diagonais nunca são consideradas no jogo): 1 Posicionar (colocar, mover ou retirar) um líder 2 Colocar uma peça (tile) e distribuir 1 ponto de vitória 3 Colocar uma peça de catástrofe 4 Trocar até 6 peças.
Posicionar um líder:
- Um líder tem de ser colocado num espaço livre;
- Um líder tem que ser sempre colocado ao lado de um templo;
- Um líder não pode ser colocado num espaço com rio;
- Um líder não pode ser colocado de maneira a que una dois reinos (adjacente a um líder), mas pode-se colocá-lo em regiões sem líderes e com peças de civilização.
Posicionar uma peça – Um jogador terá 6 peças atrás do seu escudo no início do seu turno. Utilize essas peças para aumentar reinos, fortalecer os seus líderes e ganhar pontos de vitória. Se uma peça é colocada num reino, e esse reino contém um líder da cor da peça ou é um Rei. Retire uma peça de trás do seu escudo e coloque-a voltada para cima num espaço livre do tabuleiro, obedecendo às seguintes regras:
- Uma peça tem que ser colocada num espaço livre do tabuleiro;
- Peças azuis (fazendas) só podem ser colocadas nos rios;
- Nenhuma peça de outra cor pode ser colocada em rios;
- Uma peça não pode ser colocada num espaço onde iria unir mais de 2 reinos.
Colocar uma peça de catástrofe – No início do jogo cada jogador recebe 2 peças de catástrofe. Utilize-as para ocupar permanentemente um local no tabuleiro. Uma vez colocada, uma peça de catástrofe permanece nesse local do