Tau1-mesopotamia-geral

3101 palavras 13 páginas
INTRODUÇÃO O termo "Mesopotâmia" é de origem grega, e quer dizer "Terra Entre Rios". O nome é usado para as áreas banhadas pelos rios Eufrates e Tigre e seus afluentes, e a região compreende as terras do Iraque e de parte da Síria de nossos dias.
Durante o período mesolítico, quando as populações nômades iniciavam um processo lento de sedentarização, a região mesopotâmica começava a ser ocupada. Essas populações encontraram na Mesopotâmia uma região de solo fértil e propício para o desenvolvimento de atividades agrícolas, principalmente pela proximidade dos rios Tigre e Eufrates Ao sul da moderna cidade de Bagdad, as planícies aluviais destes dois rios eram chamadas de terras da Suméria e Acádia (Ácade) no Terceiro Milênio a.C., a cerca de 5 mil anos atrás. Suméria era a região mais ao Sul, enquanto que a Acádia corresponderia à área próxima a Bagdad, onde os rios Eufrates e Tigre estão muito próximos um do outro. No Segundo Milênio a.C., as duas regiões juntas foram chamadas de Babilônia, uma terra quase que totalmente plana. O território ao Norte, entre os rios Tigre e Grande Zab, era chamado de Assíria, e tem fronteira de montanhas.
Regiões Vizinhas
A região contendo a parte asiática da Turquia moderna chama-se Anatólia. Os países ao longo da costa do Mediterrâneo (os modernos Síria, Líbano, Jordânia e Israel) estendem-se para o Leste na direção do deserto sírio e ao Norte na direção da região que denominaremos Síria-Palestina. O Irã moderno é equivalente à Pérsia, e inclui a região sudoeste, que nos tempos antigos era chamada de Elam.
Da Mesopotâmia é que se têm o registro das primeiras civilizações, perto de 400 a.C. Neste período começa a estruturar-se o Estado, o surgimento da escrita,o desenvolvimento da economia comercial e a utilização da roda, nos veículos.Além do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitando as inundações e garantindo o armazenamento de água para os períodos de seca.
O

Relacionados