amelogene imperfeita
Caso clínico 1 - Paciente com 11 anos de idade, foi indicado para realizar tratamento odontológico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na anamnese, com a mãe, não registrada história de doença ou alteração sistêmica existente naquele momento ou pregressa. Ao exame clínico foram observadas lesões de cáries sendo algumas delas extensas na dentição decídua e também foi observada uma alteração local no elemento 35. O dente que antecedeu o 35 apresentava uma lesão cariosa extensa com fístula.
Quando o sucessor permanente irrompeu na boca já apresentava forma alterada, coloração amarelada, ausência de esmalte na face vestibular e espessura delgada de esmalte na face lingual. Foi constatada uma lesão cariosa na face distal envolvendo a parte da região oclusal. Um possível diagnóstico para esta alteração seria hipoplasia de esmalte, e devido a história pregressa essa hipoplasia também é conhecida por dente de Turner.
Caso clínico 2 - Paciente com 08 anos de idade, foi encaminhado por um posto de saúde local para a Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na anamnese o responsável relatou que a criança apresentava lesões extensas de cárie na dentição decídua, porém, não soube precisar os elementos dentários que haviam sido acometidos pela doença após a exodontia.. Caso clínico 2 - Paciente com 08 anos de idade, foi encaminhado por um posto de saúde local para a Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na anamnese o responsável relatou que a criança apresentava lesões extensas de cárie na dentição decídua, porém, não soube precisar os elementos dentários que haviam sido acometidos pela doença após a exodontia.. Caso clínico 4 - Paciente com 15 anos de idade, estava insatisfeita com a sua oclusão e gostaria de realizar um tratamento ortodôntico na família da mãe dela também havia pessoas com os dentes semelhantes ao dela. Ao exame clínico verificou-se que a espessura do esmalte