Odontopediatria ii - apontamentos
Alterações do desenvolvimento dentário. Anomalias de número. Agenesias. Supranumerários. Anomalias morfológicas. Anomalias estruturais. Amelogénese Imperfeita. Displasia ambiental.
Anomalias do Desenvolvimento Dentário A dentição humana começa a formar-se por volta da 4ª semana de vida intrauterina (IU) e continua até ao final da adolescência com a calcificação dos 3os molares. Alterações: Número; Morfologia; Estrutura. Alterações de Número: Agenesia (por defeito): o Decídua; o Permanente. Supranumerários (por excesso) = Hiperdontia
1
Odontopediatria II
Odontopediatria II
2010/11
Agenesia: Ausência de desenvolvimento do gérmen dentário (uma ou mais peças dentárias decúduas ou permanentes estão ausentes). Classificação: Hipodontia: ausência congénita de pelo menos 6 dentes. Oligodontia: ausência congénita de mais de 6 dentes. Anodontia: ausência congénita de todos os dentes decíduos e permanentes. Displasia Ectodérmica: Alteração genética na qual existem defeitos congénitos em duas ou mais estruturas de origem ectodérmica (pêlos, unhas, dentes, pele); Prevalência 5% em dentes decíduos; Prevalência 1,6-9,6% em dentes permanentes; 150 síndromes de Displasia Ectodérmica; 10000 crianças. Displasia Hipohidrótica: Hipotricose: sem pêlos; Hipohidrose; Hipohidrose: alterações nas glândulas sudoríparas; Características maxilo-faciais: o Malares marcados; o Mento proeminente; o DVO diminuída; o Hipodontia; o Anodontia; o Xerostomia; o Microdontia; o Esmalte hipoplásico; o Atrofia da crista alveolar; o Erupção tardia de ambas as dentições. Opções de tratamento: o Restaurações a Resina Composta (dentes conóides); o Prótese: Parcial Removível; Totais; Sobredentaduras; Fixa; Implanto-suportada. Na agenesia de IL sup faz-se diagnóstico por volta dos 3,5 anos. Na agenesia do 2º PM inf o diagnóstico faz-se aos 9-10 anos.
Nunca antes!
Reabilitação na 2ª Idade: Dentição decídua: sobredentadura/PPR aos 2,5-3 anos; Dentição mista: