regras de handeibol

381 palavras 2 páginas
1 - INTRODUÇÃO
Pesquisa feita sobre as regras das punições, arbitragem, secretário e cronometrista, e sinais de árbitros, como requisito mínimo a disciplina de Metodologia do Ensino do Handebol, avaliado pelo professor Ricardo Mariano.

Os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. Na escola, o ensino da Educação Física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades como conteúdos, ampliando as possibilidades de os alunos compreenderem, participarem e transformarem a realidade.

Os Sinais do árbitro no Handebol.
Você já sabe que o handebol, como os outros desportos, possui regras oficiais que são conhecidas e aceitas no mundo todo. Quando ocorre uma infração, o árbitro apita e faz um sinal, conhecido por todos, indicando qual foi a infração cometida. Observe:

Regra 19 Gestos Manuais
83
Quando um tiro livre ou tiro de lateral é assinalado, os árbitros devem mostrar imediatamente a direção do tiro que se segue (gestos 7 ou 9).

Logo após, se aplicável o(s) sinal(s) apropriado(s) e obrigatório(s) deveria(m) ser dado(s), para indicar qualquer punição pessoal (gestos 13-15).
Se parecer útil também explicar o motivo do tiro livre ou tiro de 7 metros, então a aplicação dos sinais 1-6 e 11 poderia ser dada, como forma de informação. (O sinal 11 deveria, contudo, sempre ser dado naquelas situações onde o tiro livre por jogo passivo não foi precedido pelo sinal 18).
Os sinais 12, 16 e 17 são obrigatórios naquelas situações onde eles se aplicam.
Os sinais 8, 10 e 18 são usados se os árbitros o julgarem necessário. A Lista dos Sinais Página
1 Invasão de área 85
2 Drible ilegal 85
3 Sobre-passos ou segurar a bola por mais de 3 segundos 86
4 Deter, segurar ou empurrar 86
5 Golpear 87
6 Falta de ataque 87
7 Tiro lateral – direção 88
8 Tiro de meta 88
9 Tiro livre – direção 89

Relacionados

  • Dissertação
    97766 palavras | 392 páginas