regras de concordancia verbal e nominal
1-pesquise e escreva 10 regras de concordância verbal explique-as e de 3 exemplos de cada uma.
10 regras básicas de Concordância Verbal
1- Como regra geral, o verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa.
O candidato estuda para o MPU. Os candidatos estudam para o MPU. 2- O verbo vai para a 3ª pessoa do plural caso o SUJEITO SEJA COMPOSTO e ANTEPOSTO ao verbo, ou seja, dois ou mais sujeitos o verbo passa para o plural.
Interpretação de texto e gramática são importantes. EXCEÇÃO: Quando o sujeito vem seguido de aposto “resumidor” (tudo, nada, ninguém, cada um), o verbo permanece no singular.
Dedicação, estudo e confiança, tudo contribui para o sucesso do candidato.
Festas, passeios, jogos, nada o afastava do estudo. ATENÇÃO: Se o SUJEITO COMPOSTO é POSPOSTO ao verbo, este irá para o plural ou concordará com o substantivo mais próximo.
Chegaram o aluno e a professora à sala de aula.
Chegou o aluno e a professora à sala de aula. 3- VERBOS IMPESSOAIS O verbo haver, no sentido existir ou referindo-se a tempo, é impessoal, não admite sujeito. O mesmo ocorre com o verbo fazer referindo-se a tempo. Estes verbos ficam na 3ª pessoa do singular.
Há possibilidade de passar. (EXISTE possibilidade ...)
Havia pessoas interessantes no curso preparatório. (EXISTIAM pessoas ...)
Há meses não saio com meus amigos, só estudo para o concurso.
Faz vinte minutos que ele saiu da sala. ATENÇÃO: As locuções, com esses verbos, ficarão no singular também.
Deve fazer quatro anos que me dedico intensamente aos concursos públicos.
Deve haver muitos concorrentes. ATENÇÃO: O verbo “existir” é pessoal, ou seja, possui sujeito, logo, estabelece concordância. As locuções, com esse verbo, também farão concordância.
Existe uma chance. Existem muitas vagas. Deve existir oportunidade. Devem existir oportunidades. Obs.: O verbo haver, quando não possui o sentido de existir, ele é o primeiro verbo da